

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em relação às vias de administração de medicamentos, assinale a alternativa correta.
A via intramuscular é empregada para a administração de grandes volumes de fármacos em diversos grupos musculares. Os locais de aplicação mais empregados no equino são: região do pescoço, compreendendo uma área triangular acima das vértebras cervicais, abaixo do ligamento nucal e 20 cm, aproximadamente, à frente da borda cranial da escápula; e nos músculos semitendíneo e semimembranoso na face caudal da coxa.
A veia jugular externa é a mais utilizada para aplicação intravenosa de medicamento, sendo de fácil localização. No entanto, durante a venopunção em equinos adultos que apresentam pescoço longo e esguio, ou em potros e pôneis miniatura, deve-se ter alguns cuidados, pois há o risco de, acidentalmente, a artéria carótida interna ser puncionada e o fármaco ser administrado na circulação arterial.
A via subcutânea para administração parenteral de fármacos e fluidos em cães e gatos é pouco utilizada, pois cães e gatos não apresentam abundante tecido conjuntivo frouxo que possa acomodar facilmente grandes volumes de material nesse espaço subcutâneo.
Em cães e gatos, como o tecido muscular fortemente agrupado não pode se expandir e acomodar grandes volumes injetados sem sofrer trauma, as medicações aplicadas por via intramuscular devem ser de pequeno volume. A menos que o animal seja obeso, é possível que se injete as medicações na musculatura lombodorsal de ambos os lados dos processos dorsais da coluna vertebral.
Para realizar uma contenção química, a via subcutânea é amplamente empregada em equinos, pois a elasticidade da pele e a pequena possibilidade de inflamações após as administrações subcutâneas facilitam o emprego dessa via para a contenção química.