O botulismo é considerado uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa, resultante da ação de toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum e requer vigilância constante em termos de saúde pública. Apresenta-se nas formas de botulismo alimentar, botulismo por ferimentos e botulismo intestinal, caracteriza-se por manifestações neurológicas e/ou gastrointestinais. Em relação a esse importante agravo, assinale a alternativa correta:
O agente etiológico é um bacilo gram-negativo, anaeróbio e esporulado. Em sua forma vegetativa, pode produzir pré-toxina botulínica.
Apesar de a toxina botulínica ser letal e apenas uma pequena quantidade causar doença, as toxinas são termolábeis e podem ser destruídas se aquecidas a 80°C por, no mínimo, dez minutos.
São conhecidos sete tipos de toxinas botulínicas: A, B, C1, C2, D, E, e F. Os tipos que causam doença no ser humano são: A, B, E e F, sendo os mais frequentes o A e o B.
Devido à gravidade da doença e à possibilidade de ocorrência de outros casos resultantes da ingestão da mesma fonte de alimentos contaminados, um caso é considerado surto e emergência de saúde pública. Todo caso suspeito de botulismo exige notificação à vigilância epidemiológica local em até 48 horas.