Aelurostrongylus abstrusus é considerado o principal verme pulmonar dos felinos. Assinale a afirmativa correta sobre o diagnóstico dessa parasitose felina.
A técnica de Baermann é o método mais barato, não invasivo e amplamente disponível para o diagnóstico de A. abstrusus. Sua sensibilidade, porém, é inferior à da técnica de reação em cadeia da polimerase.
O exame microscópico do lavado broncoalveolar é mais sensível do que a técnica de Baermann para detecção de larvas L1 de A. abstrusus.
Os sinais radiográficos da infecção por A. abstrusus são inespecíficos e dependem da duração da infecção, bem como da carga parasitária. Em casos graves, se observam padrões brônquicos multifocais e intersticiais não estruturados.
O exame fecal é o método padrão-ouro para diagnosticar infecções por vermes pulmonares. A técnica de flutuação com o uso de solução de sulfato de zinco é a mais indicada para encontrar ovos de A. abstrusus.
A técnica de sorologia (detecção de anticorpos) pode ser utilizada para o diagnóstico da infecção ativa por A. abstrusus e está comercialmente disponível.