Para o trânsito interestadual de equídeos, é necessária a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) e o documento só pode ser expedido após atestado negativo para Anemia Infecciosa Equina (AIE). A respeito do tema, assinale a afirmativa INCORRETA:
O médico veterinário é responsável pela colheita do material e pelo envio da amostra ao laboratório credenciado para diagnóstico de AIE.
Animais que sobrevivem à doença permanecem como portadores assintomáticos do vírus e são responsáveis pela disseminação da enfermidade entre os animais susceptíveis.
Para o diagnóstico de AIE, são preconizados os testes de imunodifusão em gel de ágar (IDGA) e ensaio imunoenzimático (ELISA), entretanto resultado positivo para ELISA deve ser submetido ao teste de IDGA.
A propriedade será considerada controlada quando não apresentar animal reagente em dois exames consecutivos, com intervalo de 30 e 60 dias.
O atestado negativo do exame de AIE tem validade de 180 dias para equídeos oriundos de propriedade controlada, a contar da data da colheita da amostra.