Imagem de fundo

A INSPEÇÃO "ANTE-MORTEM" é atribuição exclusiva do veterinário; este mesmo veterinário ...

1
Q2797084
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2023
Prova: AMEOSC - Prefeitura - Médico Veterinário - 2023

A INSPEÇÃO "ANTE-MORTEM" é atribuição exclusiva do veterinário; este mesmo veterinário é o escalado para o exame "post-mortem" do gado que ele inspecionou "in vivo". A ocasião mais propícia para realizar a Inspeção "Ante-Mortem" deve ser:

A

Logo à primeira hora do período da tarde, quando o gado a ser abatido no dia seguinte já deve estar convenientemente separado em lotes e contado, nos currais de chegada do estabelecimento. Pode então o técnico, para seu controle no exame a realizar, ter em mãos, fornecida pela empresa, a papeleta com a discriminação dos lotes e respectivas quantidades ou, pelo menos, o número global de bois e vacas a serem abatidos. A inspeção é obrigatoriamente repetida no dia seguinte, meia hora antes do início do abate.

B

Quando da a existência de sinais que o levem à suspeição de qualquer enfermidade ou afecção (doenças infecciosas, parasitárias ou inespecíficas), providenciará a apartação dos animais suspeitos, para o curral de matança, onde procederá às pesquisas semiológicas que se fizerem necessárias, usando inclusive o brete de contenção, obrigatoriamente existente neste curral.

C

Em animais doentes e poderão ser levados ao abate depois que hajam superado a fase virêmica (eruptiva-febril), mesmo assim, o abate será feito em separado, no final da matança.

D

Feito somente em vacas liminarmente separadas por idade inferior ao limite oficial, parturição recente ou gestação adiantada precisam igualmente ser objeto de cuidadoso exame confirmativo individual. Para tanto, são passadas pela seringa do curral, a fim de possibilitar um julgamento tranqüilo das condições restritivas verificadas no exame geral.