Imagem de fundo

A Carne Mecanicamente Separa ou CMS pode ser utilizada na composição de vários derivado...

A Carne Mecanicamente Separa ou CMS pode ser utilizada na composição de vários derivados cárneos e é regulamentada pela Instrução Normativa (IN) n. 4 de 31/03/2000 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com alterações na IN n. 22 de 2020. Sobre o tema assinale a alternativa CORRETA.

A

Entende-se por Carne Mecanicamente Separada (CMS) a carne obtida por processo mecânico de moagem e separação de ossos somente de aves, destinada a elaboração de produtos cárneos específicos.

B

CMS pode ser um produto apenas congelado.

C

Para composição da CMS são utilizados unicamente ossos, carcaças ou partes de carcaças de animais de açougue (Aves, Bovinos e Suínos), que tenham sido aprovados para consumo humano pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal). Não poderão ser utilizadas cabeças, pés e patas.

D

Não há limites nem características físico químicos descritas na legislação para CMS, o que dificulta o controle de qualidade deste produto.

E

Tendo-se em vista as características distintas de elaboração, a CMS deverá atender os critérios microbiológicos na pesquisa de Salmonella spp e E. coli.