Imagem de fundo

A produção in vitro (PIV) de embriões é uma biotécnica...

A produção in vitro (PIV) de embriões é uma biotécnica importante para exploração do potencial genético de fêmeas bovinas e tem sido utilizada em escala comercial no Brasil e no mundo. A PIV de embriões envolve as etapas de coleta, maturação, fecundação e cultivo in vitro.


MELLO, R. R. C. et al. Produção in vitro (PIV) de embriões em bovinos. Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v. 40, n. 2, p. 58-64, 2016 (adaptado).


A respeito da PIV de embriões em bovinos, avalie as afirmações a seguir.


I. O fatiamento de ovários (slicing) e a punção folicular estão entre as técnicas para obtenção de oócitos a partir de ovários obtidos em abatedouros.

II. A coleta de oócitos em animais vivos é indicada para fêmeas com alto valor genético e para as que já não estão aptas a produzir descendentes por meio de técnicas tradicionais.

III. Os blastocistos produzidos in vitro diferem daqueles produzidos in vivo e apresentam maiores taxas de prenhez.

IV. A coleta de oócitos para PIV de embriões pode ser realizada em fêmeas a partir dos seis meses de idade, gestantes até o terceiro mês ou no período pós-parto.


É correto apenas o que se afirma em


A

I e IV.


B

II e III.


C

III e IV.


D

I, II e III.


E

I, II e IV.