Um filhote de cachorro recebe anticorpos maternos (MDA) via colostro nas primeiras horas de vida, os quais conferem imunidade passiva. Sobre a interação entre os MDA e a resposta imune do filhote, assinale a alternativa correta.
Filhotes com altos níveis de MDA respondem mais precocemente à vacinação, pois os anticorpos maternos potencializam a maturação da afinidade dos linfócitos B.
Os anticorpos maternos (MDA) são transferidos exclusivamente via placenta em cães e gatos, sendo o colostro irrelevante para a imunidade passiva dos filhotes.
A presença de MDA não afeta a resposta a vacinas vivas modificadas, pois esses anticorpos são rapidamente degradados no trato gastrointestinal do filhote.
Os MDA podem interferir na resposta imune ativa do filhote, inibindo a produção de IgG e impedindo que antígenos vacinais estimulem uma resposta imunológica eficaz, criando uma “janela de suscetibilidade”.
Os anticorpos maternos (MDA) são principalmente do isotipo IgM, que ativam o sistema complemento de forma eficiente, garantindo proteção prolongada contra infecções virais.