O cisto ovariano folicular também conhecido como Doença Ovariana Cística (DOC) é uma das alterações reprodutivas mais importantes em bovinos. Esta condição tem impacto significativo na produção animal por diminuir a eficiência reprodutiva e é diagnosticada com frequência nos rebanhos de todo Brasil.
O cisto folicular ovariano induz comportamento sexual anormal, que pode se manifestar como ninfomania e infertilidade.
Em animais que apresentam esta patologia a concentração plasmática de progesterona encontra-se muito alta inibindo a secreção pulsátil de LH.
Esta enfermidade se manifesta por disfunção endócrina do organismo que pode ser atribuída a deficiência na liberação de GnRH ou de LH, como também ausência de receptores para LH no ovário.
Em vacas leiteiras o intervalo entre partos considerado ideal é de 12 meses e para atingir esta meta é necessário um intervalo parto e concepção de aproximadamente 95 dias, porém a ocorrência de DOC pode elevar bastante este período.
A DOC é observada em todas as raças bovinas, porém, são principalmente diagnosticadas nas raças de corte devido aos métodos de tratamento mais intensivo utilizados em rebanhos destinados para a produção de carne.