Os mecanismos da morte celular programada e da apoptose envolvem uma diversidade de estímulos os quais resultam em uma sequência de eventos moleculares autoprogramados, determinados geneticamente e dependente de energia. Essa sequência envolve a iniciação por uma sinalização celular específica, o controle e a integração por moléculas reguladoras, uma fase de execução comum pelos genes da família caspase e a remoção das células mortas.
Com base no texto assinale a alternativa CORRETA.
A via intrínseca da apoptose é desencadeada através da interação dos receptores de morte da superfície celular, como TNF tipo 1 e Fas (CD95).
As caspases iniciadoras (caspases 8 e 9), em sua forma zimogênio, clivam as proteínas citoesqueléticas e da matriz nuclear, rompendo, dessa forma, o citoesqueleto, o que acarreta no desarranjo nuclear.
A via extrínseca da apoptose é o resultado do aumento da permeabilidade mitocondrial e da liberação de moléculas pró-apoptóticas para o interior do citoplasma.
Os agonistas da morte causam alterações na membrana mitocondrial interna, resultando na transição da permeabilidade mitocondrial e liberação de citocromo c e outras proteínas pró apoptóticas para o citosol, que ativa as caspases.