Ocorreram, no ano de 2017, 3.833 notificações por acidentes por animais peçonhentos acometendo o ser humano na Unidade Federativa do Piauí sendo que parte destes acidentes são devido a serpentes. Foram registrados 95 casos por Bothrops sp; 63 casos por Crotalus sp; 11 casos por Micrurus sp; e não houve registro de acidente por Lachesis sp e finalmente 39 casos por serpentes não peçonhentas. Entre estes acidentes por serpentes, houve óbito de 4 vítimas humanas com acidente grave (MS/SVS – SINAN NET). Em medicina veterinária, não há notificação obrigatória dos casos, sendo os dados estatísticos reportados em artigos. Com base no texto e ou no conhecimento científico acerca de acidentes ofídicos em cães e gatos, assinale a opção CORRETA.
Os acidentes em cães provocados por serpentes Bothrops sp podem causar grande edema no local e adjacências da picada e alterações da coagulação sendo o uso de fluido terapia com cristaloides intravenosos, furosemida e anti-inflamatórios, vitamina k e ácido tranexâmico o tratamento específico.
Os acidentes em cães provocados por cascavéis causam normalmente pouco edema no local e adjacências da inoculação do veneno e podem originar distúrbios da coagulação e paralisia flácida, mas um dos complicadores é a injúria renal aguda provocada pela hemoglobinúria, tipicamente observada quando a urina está com coloração âmbar escuro.
Os acidentes por cobra-coral verdadeira podem causar óbito rápido devido atuação das toxinas em junção neuromuscular e não há soro anti-elapídico para uso veterinário, mas tem-se como alternativa a administração de neostigmine nestes animais.
Os acidentes por serpentes Lachesis sp não foram notificados no ser humano segundo o texto enunciado, mas devido à grande proximidade dos cães e gatos com ambientes naturais, o médico veterinário deve considerar a hipótese de acidente laquéticos diante de um caso de acidente ofídico canino ou felino com sinais neuromusculares no Piauí.
Os acidentes em cães provocados por cascavéis causam normalmente edema intenso no local e adjacências da inoculação do veneno e podem originar paralisia flácida, mas os complicadores são o quadro de coagulação intravascular disseminada e IRA provocada pela hemoglobinúria, tipicamente observada quando a urina está com coloração âmbar escuro.