Estão relacionados à técnica de enterotomia e aos princípios da cirurgia intestinal:
envolver a submucosa na sutura intestinal, utilizar fio monofilamentar, absorvível e sintético, promover a omentalização do sítio cirúrgico e substituir os instrumentos cirúrgicos e luvas antes do fechamento abdominal.
realizar a ressecção e a anastomose quando o tecido intestinal estiver desvitalizado, aplicando quatro pontos de reparo em toda a circunferência do tecido, resseccionar o tecido e suturar com fio sintético, absorvível e monofilamentar as duas extremidades.
envolver as camadas adventícia, muscular e submucosa na sutura, utilizar fio monofilamentar, absorvível e sintético, e substituir os instrumentos cirúrgicos e luvas antes da reaproximação muscular.
promover uma incisão nas camadas serosa e muscular e outra na parede abdominal lateral esquerda paralelamente ao músculo reto abdominal, envolvendo o peritônio e o músculo transverso abdominal, aposicionar e suturar as bordas laterais e mediais das feridas provocadas no cólon e na parede abdominal com fio monofilamentar e inabsorvível, substituindo os instrumentos cirúrgicos e luvas antes do fechamento abdominal.