Sobre o sistema nervoso autônomo (SNA), assinale a alternativa correta.
O SNA está principalmente sob o controle do hipotálamo que atua como integrador das funções autônomas. As funções autônomas são, em sua maior parte, involuntárias, porém determinadas ações podem ser realizadas com certo grau de controle consciente.
O controle hipotalâmico é mediado pelo lobo occipital, que se estende do bulbo até o mesencéfalo. Os eferentes occipitais alcançam os núcleos simpáticos e parassimpáticos do tronco encefálico e da medula espinal.
Nos cães, as fibras parassimpáticas originam-se da medula espinal torácica (T1–T13) e lombar (L1–L3), enquanto as fibras simpáticas originam-se do tronco encefálico e de segmentos da medula sacral (S2–S3).
Uma característica exclusiva do SNA parassimpático é o fato de necessitar de uma cadeia de dois neurônios entre o núcleo de origem no SNC e o órgão-alvo periférico. A sinapse entre os dois neurônios ocorre fora do SNC, em junções neuromusculares no órgão-alvo.
Os órgãos viscerais são inervados, em sua maioria, por nervos simpáticos e parassimpáticos, porém alguns tecidos e órgãos são controlados por uma das divisões. Os tecidos inervados apenas por fibras parassimpáticas incluem, por exemplo, as glândulas sudoríparas e a medula adrenal.