Sobre a anatomia do sistema circulatório, assinale a alternativa correta.
O pericárdio é a cobertura fibromuscular do coração. Trata-se essencialmente de um saco com invaginação profunda com seu lúmen, a cavidade pericárdica, que se reduz a uma fenda capilar. Essa fenda contém uma pequena quantidade de um fluido seroso, o líquido pericárdico, o qual facilita o movimento do coração contra o pericárdio.
O óstio atrioventricular esquerdo é ocupado pela valva atrioventricular esquerda, também chamada de valva tricúspide. Sua estrutura é semelhante à da valva atrioventricular direita quanto à forma, mas compõe-se de três válvulas. De forma correspondente, há apenas três músculos papilares no ventrículo esquerdo.
A maioria das veias coronárias desemboca na veia cardíaca magna, que corre paralelamente à artéria coronária esquerda. Ela retorna ao átrio direito através de um tronco curto e amplo, o seio coronário. Pouco antes de se abrir no seio coronário, ela se une à veia cardíaca média, a qual ascende no sulco interventricular subsinuoso.
O lúmen do ventrículo direito é cruzado por uma faixa ramificada ou simples, a trabécula cárnea, que passa do septo interventricular para a parede externa. A parte ventral do ventrículo direito é marcada por várias ondulações miocárdicas, as trabéculas septomarginais, que se projetam principalmente da parede externa.
O nó sinoatrial se situa abaixo do epicárdio da parede atrial direita, dorsal ao óstio da veia cava caudal. Embora não forme uma estrutura evidente e visível a olho nu, ele é intensamente inervado pelo sistema nervoso simpático. A partir do nó sinoatrial, a onda excitatória se espalha para os músculos vizinhos e alcança o nó atrioventricular, o qual se posiciona no septo interventricular próximo à abertura do seio coronário.