Sobre a fisiologia cardiovascular, assinale a alternativa INCORRETA.
A elevação da temperatura corporal aumenta a frequência cardíaca. Por outro lado, a redução da temperatura corporal diminui drasticamente a frequência cardíaca. Nas preparações de músculo cardíaco isolado de mamíferos, a hipotermia aumenta a força contrátil. Contudo, nos cães intactos, a hipotermia moderada (temperatura corporal na faixa de 25 a 30°C) ou a pirexia (temperatura corporal entre 41 e 43°C) reduz a capacidade contrátil do ventrículo.
Em repouso, os nervos vagos exercem efeito restritivo tônico ou contínuo sobre o coração. Quando esses nervos são cortados ou congelados nos animais de laboratório, a frequência cardíaca aumenta expressivamente. Várias condições fisiológicas e patológicas podem alterar a intensidade da atividade vagal basal (ou tônus vagal). Além disso, o tônus vagal é naturalmente mais acentuado em algumas espécies (p. ex., cavalos) que em outras (p. ex., coelhos domésticos).
A expressão antagonismo acentuado tem sido usada para descrever o efeito inibitório de determinado nível de estimulação vagal, que se torna mais acentuada à medida que aumenta o nível de atividade simpática. O efeito inibitório da atividade vagal nos ventrículos, nos quais as fibras vagais são escassas, parece ser produzido basicamente pela oposição ao nível existente de atividade simpática.
Aplicação de pressão no ângulo externo do bulbo ocular geralmente reduz a frequência cardíaca (reflexo oculocardíaco). Além disso, a pressão mais firme do seio carotídeo ou da croça aórtica também reduz a frequência cardíaca (barorreflexo). A estimulação das fibras aferentes das vias respiratórias por inalação de vapores irritativos (p. ex., anestésicos) tende especialmente a causar inibição cardíaca reflexa.
O bloqueio dos receptores β1 simpáticos aumenta ligeiramente a frequência cardíaca, enquanto o bloqueio dos receptores muscarínicos parassimpáticos de acetilcolina reduz substancialmente a frequência cardíaca. Esses dados demonstram o predomínio da atividade simpática na frequência cardíaca. O bloqueio simultâneo dos dois sistemas elimina o controle autônomo do coração e aumenta a frequência cardíaca até sua frequência intrínseca.