Em Obstetrícia Veterinária, o trabalho de parto é definido como o processo fisiológico por meio do qual o feto e seus envoltórios fetais são expulsos do útero. Acerca do desencadeamento do trabalho de parto, assinale a alternativa correta.
O final da gestação é acompanhado por um aumento significativo na concentração plasmática de cortisol materno, estimulando a placenta a converter progesterona em estrógeno, desencadeando o parto em todas as espécies.
Os elevados níveis de estrógeno têm, inicialmente, uma ação direta sobre o miométrio, aumentando sua responsividade à ocitocina. Além disso, estimulam a produção e liberação de prostaglandina.
Na égua, o parto é desencadeado a partir da elevação do cortisol fetal, que estimula a transformação do eCG, produzido pela placenta, em estrógeno.
Na cadela, o cortisol fetal aumenta nos últimos dias da gestação, elevando os níveis de progesterona 12 a 40 h antes do parto.
Na cabra, o aumento do cortisol materno no final da gestação estimula a transformação da progesterona placentária em estrógeno, elevando os níveis de prostaglandina, culminando com o parto.