As 5 Liberdades são ferramenta e instrumento reconhecidos mundialmente para diagnosticar o bem-estar animal, sendo elas: liberdade nutricional, liberdade de dor e doença, liberdade de desconforto, liberdade para expressar o comportamento natural da espécie e a liberdade de medo e de estresse. Com base nas 5 liberdades está correto afirmar:
Um animal pode ter liberdade de dor e doença, mesmo não estando vacinado.
As 5 liberdades são ferramentas utilizadas e aplicadas para os animais domésticos, não sendo aplicadas para os animais de produção.
A expressão do comportamento natural da espécie deve ser sempre considerada para medir a qualidade de vida e bemestar do animal. É preciso um espaço que não restrinja os comportamentos do animal, por isso é importante estimular os animais com tarefas e objetos que permitam seus comportamentos naturais.
A promoção do bem-estar animal independe da promoção do bem-estar humano e da sustentabilidade. É o chamado bemestar único, conceito ligado somente à saúde e ao bem-estar dos animais.
Um animal que tem dieta e hidratação inadequadas, levando à obesidade, não é um exemplo de privação de liberdade nutricional.