Imagem de fundo

A família Enterobacteriaceae constitui o maior e mais heterogêneo grupo de bactérias de...

1
Q1496307
Teclas de Atalhos
Compartilhar

A família Enterobacteriaceae constitui o maior e mais heterogêneo grupo de bactérias de importância clínica, com mais de 46 gêneros e 263 espécies e subespécies já descritos. Esses gêneros foram classificados com base, dentre outras, nas suas propriedades bioquímicas.

Com relação às enterobactérias, assinale a alternativa correta:


A

A determinação da presença de fenilalanina desaminase é útil na diferenciação preliminar de espécies de Proteus, Morganella, Providencia e Corynebacterium.


B

A família Enterobacteriaceae é composta por grande quantidade de bastonetes Gram-negativos, anaeróbios facultativos, formadores de esporos, redutores de nitrato e oxidase positiva.


C

Klebsiella spp. é facilmente identificada em cultura laboratorial diagnóstica de rotina, em temperatura de 37 oC. Em ágar-sangue, a bactéria fermenta lactose e ocasiona hemólise, e as colônias são grandes e mucoides.


D

As espécies do gênero Shigella são importantes agentes de infecções intestinais, e dentre as características fisiológicas usadas na identificação destacam-se a motilidade positiva, a descarboxilação do aminoácido lisina e ornitina negativa.


E

Como a maioria dos sorotipos de Salmonella produz H2S, em meios de cultura que contem ferro (por exemplo, ágar xilose-lisina-desoxicolato) as colônias apresentam centro preto. A identificação da bactéria requer a determinação dos antígenos somáticos e flagelares.