

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Os antimicrobianos podem ser classificados quanto ao espectro de ação, ao tipo de atividade antimicrobiana, ao grupo químico a que pertencem e ao mecanismo de ação. Assim, sobre a adequada correlação do grupo farmacológico e do mecanismo de ação, é correto afirmar que
os macrolídeos interagem com a molécula de polissacarídeo da membrana externa, causando aumento de permeabilidade e ruptura celular.
os aminoglicosídeos inibem a síntese do ácido fólico, necessário para a síntese dos ácidos nucleicos.
as lincosaminas interferem com a síntese de RNA pela inibição da RNA polimerase.
os betalactâmicos interferem com a síntese do peptideoglicano, responsável pela integridade da parede celular.
as tetraciclinas liberam compostos tóxicos e radicais livres que atuam no DNA, impedindo a síntese enzimática.