A tetanospasmina é uma exotoxina produzida durante a multiplicação do Clostridium tetani em condições anaeróbias. A bactéria usualmente está presente nas fezes dos animais, especialmente dos equinos e no solo contaminado por essas fezes. A porta de entrada frequentemente é uma ferida perfurante profunda. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O microrganismo forma esporos que podem permanecer no solo por vários anos.
( ) Feridas perfurantes dos cascos são locais comuns de penetração da bactéria nos equinos.
( ) Pode ocorrer uma alta incidência de tétano em cordeiros após a castração, tosquia, corte da cauda, principalmente se utilizado fio de ligadura elástico.
( ) As lesões macroscópicas encontradas nos músculos enrijecidos e as lesões microscópicas dos nervos efetores são evidências da doença nos animais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – F – V – V.
F – V – V – F.
V – V – V – F.
V – F – F – V.
V – V – F – V.