O timpanismo ruminal, também conhecido por meteorismo ruminal, é um dos problemas digestivos mais facilmente reconhecidos em bovinos. Trata-se de uma condição frequente nesses animais, com incidência elevada principalmente em propriedades que adotam o sistema de produção intensivo. Essa afecção pode ser classificada em timpanismo primário ou timpanismo secundário. Nos casos graves, o animal pode morrer em poucas horas, se o timpanismo não for aliviado. A etiologia do timpanismo secundário está relacionada com
obstrução física da eructação causada por corpos estranhos, estenose do esôfago ou aumento da pressão do esôfago por linfonodos bronquiais.
penetração da parede ruminal por corpos estranhos metálicos, como pregos e pedaços de arame, ingeridos junto ao concentrado ou à forragem oferecidos ao animal.
ingestão de forragens, especialmente folhas de leguminosas de fácil digestibilidade pela microbiota ruminal, que geram proteínas solúveis dispersas no liquido ruminal.
alimentação com altos níveis de grãos finamente triturados, associada à redução brusca no fornecimento de forragem, alterando a microbiota ruminal.