Com relação ao controle da brucelose no Brasil e ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), assinale a opção correta.
Tanto a brucelose, causada pela Brucella abortus, quanto a tuberculose, causada pelo Mycobacterium bovis, estão erradicadas no Brasil.
Todo animal que apresente resultado positivo em testes de diagnóstico de brucelose e de tuberculose deve ser colocado em quarentena, respeitando-se os protocolos de tratamento. Nesses casos, é obrigatória a notificação ao órgão competente.
A estratégia de atuação do PNCEBT baseia-se na classificação das unidades federativas quanto ao grau de risco para essas doenças e quanto à definição e à aplicação de procedimentos de defesa sanitária animal, de acordo com a classificação de risco.
O tratamento da brucelose é uma prática permitida pelos órgãos sanitários, desde que, após sua confirmação por exame, o médico veterinário responsável informe aos órgãos competentes regionais o antimicrobiano utilizado, bem como as intervenções clínicas adotadas.
A incidência de tuberculose ovina e caprina no Brasil cresceu nos últimos vinte anos, o que tornou necessária a implantação de medidas específicas para o controle sistemático da doença em pequenos ruminantes.