Imagem de fundo

O Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) atua em consonância com o Código Sanitár...

O Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) atua em consonância com o Código Sanitário para Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e em harmonia com o setor produtivo, estabelecendo medidas de prevenção, controle e vigilância das principais doenças avícolas de impacto tanto em saúde pública como em saúde animal. De acordo com o PNSA, cada estabelecimento avícola deve ter seu próprio cronograma de vacinação, podendo incluir vacinas para outras enfermidades além daquelas exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde que essas sejam permitidas e registradas no Ministério (MAPA, 2021).


Sobre as vacinações previstas no PNSA, analise os itens a seguir e assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa:


( ) Doença de Marek: a vacinação é obrigatória nos estabelecimentos incubatórios de reprodução, antes da expedição das aves de um dia.

( ) Doença de Newcastle: as aves reprodutoras e de postura comercial devem realizar vacinação sistemática contra a doença de Newcastle, inclusive as aves SPF (Specific Pathogen Free).

( ) Salmoneloses: as granjas de reprodução do tipo linhas puras, bisavós, avós e SPF não são autorizadas a utilizar vacinação de qualquer natureza contra salmonelas.


As afirmativas são, respectivamente,

A

V, F, V.

B

F, V, F.

C

V, F, F.

D

F, F, V

E

V, V, V.