Na maioria das espécies domésticas, o estabelecimento e a manutenção da gestação requerem que a fase lútea do ciclo estral seja prolongada pela persistência de um único Corpo Lúteo (CL) ou um número de Corpos Lúteos (CLs). Sobre o reconhecimento materno da gestação, assinale a alternativa correta.
A progesterona produzida pelo corpo lúteo da porca altera a maneira como é secretada a prostaglandina F2α (PGF2α) em porcas prenhes. Dessa forma, inibe o efeito luteolítico dela.
Em bovinos, durante a prenhez, ocorrem aumento da concentração de ácido araquidônico nas células do endométrio, um ácido graxo que inibe a síntese de prostaglandinas, e diminuição do ácido linoleico, precursor da PGF2α.
Na vaca, o interferon τ (tau) é produzido em maior quantidade entre os dias 16 e 19 de gestação e exerce seu efeito antiluteolítico silenciando a expressão de receptores de estrógeno nas células epiteliais uterinas.
Na égua, o concepto produz uteroferrina que aparentemente bloqueia a produção de PGF pelo útero. Outro fator que auxilia no reconhecimento materno da gestação é a movimentação do próprio concepto.
Na ovelha, o concepto produz estrógenos que estimulam a produção de uma glicoproteína pelo útero, a trofoblastina, que bloqueia a produção de PGF pelo endométrio.