O manejo sanitário em uma granja de suínos é essencial para manutenção da qualidade e incremento produtivo. Para tanto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -MAPA (BRASIL, 2022) instituiu o Programa Nacional de Sanidade Suídea - PNSS com o objetivo de controlar e prevenir doenças que possam colocar em risco a produção suína, bem como a saúde pública da população que consome sua carne e derivados. Sobre os cuidados recomendados para manutenção da sanidade suídea, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre as assertivas abaixo:
( ) Os sistemas de produção de suínos devem apresentar uma barreira de contenção obedecendo a distâncias entre galpões, podendo ser de cercas perimetrais com altura mínima de dois metros, e a necessidade de plantio de árvores com diferentes portes em todo o perímetro. A cerca deve ser construída a uma distância de 20-30 metros das instalações, onde o conjunto cerca e planta seja capaz de evitar a entrada de pessoas, animais domésticos e silvestres.
( ) É recomendado adquirir animais de Granjas de Reprodutores Suídeos Certificadas – GRSC, que produzem, vendem ou distribuem material genético por normativa oficial, na qual constam critérios específicos de biosseguridade a serem seguidos, além de monitoramento de doenças específicas.
( ) Os animais devem passar pela quarentena para evitar a introdução de agentes patogênicos na granja. É realizada através da permanência dos animais em instalação segregada por um período de 10 dias antes de introduzi-los no rebanho.
( ) Todo suíno em trânsito deverá estar acompanhado da Guia de Trânsito Animal (GTA). A emissão desse documento de trânsito permitirá a rastreabilidade e a identificação dos fluxos de trânsito de suínos, fundamentais para a correta atuação em uma emergência sanitária ou para a obtenção de sucesso em uma estratégia de controle de enfermidades-alvo, como a Peste Suína Clássica.
( ) O Programa de Combate à Peste Suína foi instituído em todo o território nacional em 1980. Atualmente, a região norte do país é considerada área livre de Peste Suína Clássica. Em busca da erradicação da doença em todo o território nacional, em 2016 foi constituído Grupo de Trabalho com o objetivo de elaborar proposta de estratégia para a erradicação da peste suína clássica dos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Minas Gerais, publicado pela Portaria SDA n° 25, de 05 de abril de 2016.
Assinale a alternativa que traz a ordem correta de cima para baixo.
V, F, V, V, F
V, V, F, V, F
V, F, F, V, V
V, V, V, V, F
F, V, V, F, F