Problemas digestivos são relativamente comuns nos equinos e as cólicas são causas frequentes de mortalidade. A respeito desses problemas, é correto afirmar que
os espamos intestinais são acúmulos de alimentos que ocorrem em qualquer parte do trato intestinal, ocasionando bloqueio total ou parcial ao livre trânsito do conteúdo intestinal. Geralmente, são ocasionados por alimentos de baixo valor nutricional, associados à baixa ingestão de água, ou de água com areia.
o intestino do cavalo, além de muito pequeno em comparação ao cavalo adulto, sua entrada é formada de um esfíncter chamado cárdia que permanece sempre fechado impedindo o refluxo, qualquer regurgitação de gás ou líquido, assim o cavalo não pode vomitar.
as cólicas começam por uma dor abdominal situada quase sempre no nível do tubo digestivo. O cavalo tem dor de barriga, dá coices, olha o flanco, agita-se, deita-se, rola, transpira, mantém-se em posição de urinar ou defecar, exterioriza o pênis (caso do macho) e apresenta os olhos vermelhos.
a compactação é uma contração da musculatura da parede do intestino, produzindo isquemia (falta de sangue), cujas causas são alterações neurovegetativas (nervosas).