Texto IA Constituição Federal de 1988 conferiu à...
Texto I
A Constituição Federal de 1988 conferiu à assistência social uma nova posição no sistema brasileiro de proteção social. Integrada à seguridade social, ela passou a ser reconhecida como direito do cidadão e dever do Estado, independentemente de contribuição prévia. Essa concepção desloca a assistência do campo de práticas ocasionais ou meramente caritativas e estabelece a responsabilidade pública pela proteção de pessoas e famílias que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.
Na realidade concreta, entretanto, a vulnerabilidade apresenta múltiplas dimensões. Insuficiência de renda, fragilização de vínculos familiares e comunitários, dificuldades de acesso aos serviços públicos, violência, discriminação e desigualdades territoriais podem se combinar e produzir situações que demandam respostas complexas do poder público. A proteção social, nesse contexto, depende da capacidade de reconhecer diferentes necessidades e de assegurar que os direitos previstos no ordenamento jurídico sejam efetivamente acessíveis à população.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Arts. 194 e 203. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Texto adaptado.
Texto II
A Política Nacional de Assistência Social considera que as transformações econômicas e sociais produzem diferentes situações de vulnerabilidade e exigem que a proteção social seja organizada a partir das necessidades concretas da população. Nessa perspectiva, a atuação estatal deve considerar tanto as condições individuais e familiares quanto os territórios em que as pessoas vivem, uma vez que desigualdades de acesso a serviços, oportunidades e recursos também interferem na capacidade de indivíduos e grupos enfrentarem situações adversas.
A efetividade dessa proteção exige ainda articulação entre serviços, benefícios, programas e diferentes políticas públicas. Demandas sociais complexas dificilmente encontram resposta adequada em ações isoladas. O enfrentamento das vulnerabilidades pressupõe, portanto, atuação integrada, continuidade dos serviços, qualificação dos profissionais e capacidade institucional para identificar necessidades e assegurar direitos, sobretudo às pessoas expostas a processos persistentes de exclusão social.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Assistência Social — PNAS/2004. Brasília, DF: MDS, 2005. Texto adaptado.
Considerando que os textos apresentados têm caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, acerca do tema proposto. Desenvolva uma argumentação consistente e articulada, discutindo fatores que dificultam a efetivação da proteção social e possibilidades de fortalecimento da atuação do poder público diante das diferentes situações de vulnerabilidade.
PROTEÇÃO SOCIAL E ENFRENTAMENTO DAS MÚLTIPLAS VULNERABILIDADES: DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DE DIREITOS.
Esta é uma questão discursiva inédita. Assine um de nossos planos para desbloqueá-la.
As questões discursivas inéditas ajudam você a treinar respostas completas para temas novos, desenvolvendo raciocínio, repertório e argumentação antes do dia da prova.
-
Treine discursivas inéditas baseadas em tendências de concursos
-
Resolva questões criadas por professores especialistas
-
Chegue na prova pronto para qualquer cenário