Lucrécia ajuizou, em abril de 2026, uma ação executiva...
Lucrécia ajuizou, em abril de 2026, uma ação executiva contra João, a fim de receber o valor constante de uma cártula de cheque emitida em julho de 2025, no valor de R$ 5.000,00, em pagamento de mercadorias (roupas) vendidas por Lucrécia a João, que trabalha na Feira da Lua, em Goiânia. Ambos residem na referida cidade. Assim, após ser citado, João apresentou embargos à execução, alegando a prescrição da pretensão executiva, tendo o juízo da execução proferido sentença de procedência dos embargos, pondo fim à execução, não havendo interposição de recurso.
A partir deste cenário, responda:
A) A decisão do juiz foi acertada? Explique.
B) O advogado de Lucrécia sugeriu agora o ajuizamento de uma ação monitória para o recebimento do crédito. Tal parecer jurídico é correto? Há prazo para a escolha desta via processual? Qual? Explique.
Esta é uma questão discursiva inédita. Assine um de nossos planos para desbloqueá-la.
As questões discursivas inéditas ajudam você a treinar respostas completas para temas novos, desenvolvendo raciocínio, repertório e argumentação antes do dia da prova.
-
Treine discursivas inéditas baseadas em tendências de concursos
-
Resolva questões criadas por professores especialistas
-
Chegue na prova pronto para qualquer cenário