Renata Bastos, Presidente da República, ao receber dados de...

Renata Bastos, Presidente da República, ao receber dados de...

Q4312422
Direito Constitucional Intervenção federal e estadual (artigos 34 a 36 da CF)
Inédita Questão de autoria de um professor do Gran!
Ano: 2025
Prova: FGV - OAB - Advogado 45º Exame de Ordem Unificado - Pós Edital - 2025 - 3º Simulado

Renata Bastos, Presidente da República, ao receber dados de sua assessoria relacionados ao alto índice de violência no estado Zeta, decidiu pela decretação de intervenção federal no ente. Como justificativa para sua decisão, apresentou a necessidade de pôr fim ao grave comprometimento da ordem pública. Em consulta aos Conselhos da República e de Defesa Nacional, a Presidente foi desaconselhada por ambos os órgãos a tomar tal decisão. Os Conselhos sustentaram que outras medidas, menos invasivas, poderiam ser adotadas em respeito à autonomia de Zeta. Entretanto, convencida de que a intervenção federal no estado seria imprescindível, Renata, agindo de ofício, decretou a medida, não submetendo a questão a qualquer controle político.


Diante dos fatos narrados, responda, justificadamente, aos seguintes questionamentos:


A) No caso hipoteticamente narrado, havia necessidade de a referida intervenção federal ter sido submetida a algum controle prévio de natureza política-legislativa? Explique. (Valor: 0,65)

B) A Presidente da República, ao decretar a intervenção federal no estado desconsiderando os aconselhamentos dos Conselhos da República e de Defesa Nacional, agiu nos limites constitucionais a ela impostos? Explique. (Valor: 0,60)

 
Baixar arquivos