Texto 1Golpes financeiros virtuais afetaram cerca de 56...
Texto 1
Golpes financeiros virtuais afetaram cerca de 56 milhões de brasileiros
Um a cada três brasileiros sofreu algum tipo de golpe financeiro virtual que causou prejuízo nos últimos 12 meses, conforme levantamento feito pelo Instituto Datafolha, divulgado nesta quinta-feira (14/08/2025). Segundo dados apresentados na 19° edição do Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), realizada em Manaus, 33,4% da população foi atingida, o equivalente a cerca de 56 milhões de vítimas desde julho de 2024.
De acordo com a pesquisa, as organizações seguem um padrão na escolha das vítimas. Conforme apontado, 27,6% das pessoas que tiveram seus dados acessados pertencem a classes mais elevadas, enquanto 16,4% são de classes menos ricas. A prevalência também ocorre em golpes de pagamentos por produtos não adquiridos ou golpes via Pix e boletos.
O diretor-presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima, explica que as pessoas de classes mais elevadas são mais propensas a sofrer esse tipo de crime, pois pertencem a um grupo socioeconômico com maior acesso a dados e informações.
Ainda segundo os dados, o roubo ou furto de celulares pode representar uma “porta de entrada” para a série de crimes digitais. Isso porque os indivíduos que sofreram subtrações apresentam risco 3,7 vezes maior de se tornarem vítimas de crime virtual.
Adaptado de: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil/golpes-virtuais-financeiros-afetaram-cerca-de-56-milhoes-de-brasileiros. Acesso em: 23 out. 2025.
Texto 2
População que perdeu dinheiro por algum crime digital, como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias, por escolaridade

Adaptado de: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2025/04/golpes-virtuais-aumentam-e-nao-fazem-distincao-de-idade. Acesso em: 23 out. 2025.
Texto 3
TJMG alerta para golpes que usam nome da instituição
[...] O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tem recebido relatos de tentativas de golpes online com o uso do nome e da logomarca do TJMG ou de varas judiciais. Com a utilização de dados públicos de processos, golpistas entram em contato com cidadãos — geralmente, partes de ações judiciais — e veiculam informações falsas, por meio de mensagens enviadas por e-mail ou aplicativos, como WhatsApp.
“O Judiciário mineiro informa à população que não envia mensagens por e-mail ou com uso de aplicativos de mensagens ou redes sociais com solicitação de pagamentos de qualquer natureza, tampouco com pedidos de dados bancários ou compartilhamento de telas com dados sensíveis”, informou o juiz auxiliar da Presidência Marcelo Fioravante, coordenador de Segurança Institucional do TJMG. [...]
De acordo com o magistrado, em caso de recebimento de qualquer comunicação atribuída ao TJMG e suas comarcas, é importante confirmar a veracidade das informações diretamente com o advogado, caso esteja representado judicialmente, ou, se o cidadão ou cidadã tiver facilidade, dirigir-se ao fórum local.
Adaptado de: https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/tjmg-alerta-para-golpes-que-usam-nome-da-instituicao.htm. Acesso em: 23 out. 2025.
A partir da leitura dos Textos 1, 2 e 3, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema “Obstáculos à contenção de golpes financeiros virtuais no Brasil”. Organize e relacione, de forma coerente e coesa, valores, opiniões, crenças, hipóteses e ideias para a defesa dos seus pontos de vista.
Esta é uma questão discursiva. Assine um de nossos planos para desbloqueá-la.
As questões discursivas ajudam você a treinar a construção da resposta, organizar ideias e desenvolver uma argumentação mais próxima do que a banca espera.
-
Entenda como a banca formula o problema e o que espera como resposta
-
Aprenda a estruturar seu texto com introdução, desenvolvimento e conclusão
-
Prepare-se para uma das etapas mais decisivas da prova.