1. A questão dissertativa será realizada sobre 01 (um) ponto temático sorteado dentre os constantes no Edital.
2. Será realizado um sorteio de ponto por local de prova, contando com a presença de 1 (um) candidata/o de cada sala, testemunhando o procedimento de sorteio, junto à equipe de fiscalização/aplicação/supervisão da FUNDEPES e da COPEVE/UFAL.
3. O procedimento de sorteio será registrado em Ata, indicando-se as testemunhas e o Ponto sorteado, o qual deverá ser utilizado por todas/os as/os participantes da área de atuação de concorrência.
4. A resposta da questão dissertativa deverá ser redigida, utilizando-se o conjunto de Laudas Definitivas entregues, devendo a/o candidata/o observar, ainda, os seguintes parâmetros, sob pena de eliminação:
a) elaboração de texto manuscrito em letra legível, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta;
b) a questão dissertativa deverá ser respondida em Língua Portuguesa, ressalvadas as ofertas de Língua Estrangeira, para as quais a resposta deverá ser apresentada no respectivo idioma;
c) o conjunto de Laudas Definitivas da questão dissertativa não poderá ser assinado, rubricado ou conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que identifique a/o candidata/o, sob pena de anulação da questão dissertativa.
5. A detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição do texto definitivo acarretará a anulação da questão dissertativa.
6. A questão dissertativa deverá ser redigida em, no mínimo, 2 (duas) e, no máximo, 5 (cinco) Laudas/Folhas de Texto Definitivo.
7. As folhas destinadas ao rascunho, constantes neste caderno de provas, são de preenchimento facultativo e não serão consideradas para fins de avaliação da questão dissertativa.
8. O conjunto de Laudas Definitivas não será substituído por motivo de erro de preenchimento pela/o candidata/o.
9. Todas as Laudas/Folhas de Texto Definitivo possuem um código de barras. A/O candidata/o não poderá danificar, sob qualquer hipótese, o código de barras.
O Polimorfismo Paramétrico em Java, implementado via Generics, utiliza o mecanismo de Type Erasure para manter a compatibilidade com versões legadas da JVM. Esse mecanismo impõe restrições à variância dos tipos. Para lidar com isso, a linguagem utiliza coringas (wildcards) com limites superiores (extends) e inferiores (super). Para a questão, considere o método apresentado:

Com base nas regras de covariância e contravariância, assinale a alternativa que apresenta uma operação tecnicamente válida, assumindo que a classe Cachorro herda explicitamente da classe Animal.
A) A instrução lista.add(new Object()); dentro do método, já que Object é um supertipo de Animal e, portanto, compatível com o limite inferior definido.
B) A instrução Animal a = lista.get(0); dentro do método, visto que o limite inferior garante que todos os elementos da lista sejam, no mínimo, do tipo Animal.
C) A chamada do método utilizando registrarAnimais(new ArrayList());, uma vez que Cachorro é um tipo compatível com a hierarquia de Animal.
D) A atribuição List lista = new ArrayList(); é inválida, pois o tipo genérico deve ser obrigatoriamente Animal ou um de seus descendentes.
E) A instrução lista.add(new Cachorro()); dentro do escopo do método, pois o wildcard ? super Animal garante que a lista pode aceitar com segurança instâncias de Animal ou de qualquer uma de suas subclasses
As questões discursivas ajudam você a treinar a construção da resposta, organizar ideias e desenvolver uma argumentação mais próxima do que a banca espera.
Entenda como a banca formula o problema e o que espera como resposta
Aprenda a estruturar seu texto com introdução, desenvolvimento e conclusão
Prepare-se para uma das etapas mais decisivas da prova.