Está estudando para Analista Administrativo - ANEEL? Veja o Programa de Estudo que preparamos para você:

Assinale o segmento que dá continuidade ao texto, respeitando a coerência, a coesão e a correção gramatical.

O meu segundo contato com a massa proletária de Pernambuco foi em uma assembléia, que presidi, de fundação da União Cosmopolita, nome dado ao sindicato dos trabalhadores da Pernambuco Tramways. Não obstante o entusiasmo que dominava o ambiente, observei que havia certa apreensão, se não receio da atitude que viesse a tomar a companhia contra os empregados ali reunidos, muito particularmente contra os que mais se tinham salientado como promotores da organização. Não era sem motivo que temessem qualquer ato de hostilidade porque sabiam, por experiência própria, quanto aquela empresa era autoritária e inacessível em atendê-los fosse no que fosse, _____________________ _____________________

  • a.

    tanto mais em permitir que se associassem para a defesa de direitos que ela jamais suportaria que pudessem ter a veleidade de os reinvindicar.

  • b.

    quanto mais em anuir aquela associação na luta por direitos que ela nunca iria concedê-los.

  • c.

    com muito mais razão em aceitar que se tivessem reunido os empregados numa associação para pleitear direitos que ela jamais pensasse em conceder.

  • d.

    mormente agora, em que haviam conseguido congregar- se num sindicato para a conquista de direitos que ela teria de lhes reivindicar.

  • e.

    principalmente num caso de sublevação, em que os empregados se fortaleciam na defesa de direitos que ela nunca imaginou viesse eles lutar a favor.

    (Joaquim Pimenta, Retalhos do Passado. Rio, 1949, p. 197, com adaptações)