CELESC - Contador - 2019
Questão 15
15
Q1145315
Língua Portuguesa Interpretação de Texto
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos - FEPESE
Prova: FEPESE - CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina - Analista de Sistemas - Área Desenvolvimento

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.

A

A primeira etapa do projeto do novo acelerador foi inaugurada em 2018, em São Paulo, e o equipamento completo já se encontra com sua potência máxima ativada em fase experimental.

B

As vozes, em discurso direto, do diretor do CNPEM, do diretor científico do LNLS e do ex-presidente Michel Temer foram trazidas para reforçar a linha argumentativa do articulista e dar crédito à matéria da revista.

C

O UVX, acelerador de fonte de luz síncroton lançado em 1997, apesar de ser considerado ultrapassado, tem importante papel na pesquisa brasileira envolvendo análises microscópicas, como na investigação sobre zika vírus.

D

O retorno econômico e científico do Sirius será imenso, pois o equipamento, além de estar em uso pelos ministérios de Ciência e Tecnologia, Minas e Energia, Saúde e Agricultura, também estará disponível para setores privados em geral e cientistas do mundo inteiro.

E

Não obstante o corte de mais da metade das verbas na área científica, o acelerador de partículas Sirius, novo e potente gerador de luz síncroton, entrará em funcionamento no Brasil em 2020.