Imagem de fundo

A subcamada de Controle de Acesso ao Meio (Media Access Control, MAC) é um componente e...

Questão 64

A subcamada de Controle de Acesso ao Meio (Media Access Control, MAC) é um componente essencial da camada de enlace de dados no modelo OSI (Open Systems Interconnection). Sua função central é gerenciar o acesso ao meio físico de transmissão, assegurando que os dispositivos conectados a uma rede compartilhem e utilizem esse meio de maneira organizada e eficiente.


No contexto de protocolos de acesso múltiplo para a camada MAC, é correto afirmar que

A

no protocolo ALOHA original, quando dois quadros tentam ocupar o canal simultaneamente, há a reconstrução dos quadros pelo checksum.

B

o protocolo ALOHA representa uma evolução frente aos protocolos CSMA, pois garantem que nenhuma estação transmitirá caso o canal esteja ocupado.

C

o protocolo CSMA não persistente, por sua forma de funcionamento, utiliza melhor o canal, porém com atrasos maiores que o protocolo CSMA 1-persistente.

D

no protocolo CSMA p-persistente, os períodos de disputa são mapeados em N slots, em que cada estação transmite um bit por slot, até que os slots se completem.

E

no protocolo Slotted ALOHA, um computador possui permissão para transmitir toda vez que o usuário digita uma linha.