DEPEN - Técnico - Área Terapia Ocupacional - 2009
Questão 42
42
Q516489
Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional Geral
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2009
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência - FUNRIO
Prova: FUNRIO - DEPEN - Departamento Penitenciário Nacional - Técnico - Área Terapia Ocupacional

“A relação terapeuta - paciente, ou seja o vínculo terapêutico – ocupa um lugar fundamental”. “Na interação percebem-se as reais necessidades da pessoa, vivem-se constantes modificações e captam-se os conteúdos subjetivos.” (Toldrá 2003). De acordo com as afirmações acima, podemos dizer que

A

o entendimento da psicodinâmica das relações humanas permite o trabalho terapêutico nos serviços de saúde e pressupõe os aspectos técnicos e interpessoais, gerindo a interação social e psicológica entre paciente e os profissionais da saúde.

B

a história de vida e a situação social e emocional familiar não deveria ser um aspecto comum a todas as áreas de saúde, e não é considerado determinante para o tratamento do cliente, e formação do vínculo terapêutico.

C

o formato de uma clínica reducionista é essencial, proporcionando um aparato técnico, á partir da relação terapeuta - cliente, ou seja, estar condensados nas demandas tecnicistas.

D

o modelo médico calcado no problema pessoal, com atenção realizada individualmente, visando a adaptação e reforçando o papel passivo, é essencial na formação do vínculo terapeuta-paciente.

E

o vínculo terapeuta - paciente ocorre num modelo fragmentado e de pluralidade, não levando em conta, a conexão entre ética e políticas, construção de um pensamento, e a reflexão sobre essa relação.