DPE TO - Analista em Gestão Especializado - Serviço Social - 2012
Questão 73
73
Q1102511
Legislação Federal Lei nº 8.662/1993 - Dispõe Sobre a Profissão de Assistente Social e dá Outras Providências.
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2012
Banca: Comissão permanente de Seleção da Universidade Federal de Tocantins - COPESE UFT
Prova: COPESE UFT - DPE TO - Defensoria Pública do Estado de Tocantins - Analista em Gestão Especializado - Serviço Social

Conforme estabelecido na PNAS – Política Nacional de Assistência Social, a função da assistência social é garantir a proteção social básica e especial. Portanto, é importante ter bem definido o que é e quais são os serviços sócio-assistenciais que possuem o caráter de básico e especial. Qual alternativa abaixo define corretamente os serviços sócio-assistenciais relacionados à proteção social especial:

A

Refere-se a serviços mais especializados, destinados a pessoas em situações de risco pessoal ou social, de caráter mais complexo por se tratar de um atendimento dirigido a situações de violação dos direitos.

B

Refere-se a ações preventivas com objetivo de fortalecer os vínculos familiares.

C

Refere-se a um caráter mais voltado à família, portanto, visa desenvolver potencialidades, aquisições e fortalecimento dos laços familiares.

D

Refere-se a desenvolver capacidades técnicas para promover a autonomia dos indivíduos com objetivo de inseri-los no mercado de trabalho.