O princípio da sobrecarga do treinamento estabelece que o exercício abaixo de uma intensidade mínima, ou no limiar, não desafiará o corpo de modo suficiente para resultar em alterações nos parâmetros fisiológicos desejados.
Um dos métodos para determinar ou prescrever a intensidade do exercício é a escala de percepção subjetiva de esforço (PSE), também conhecida como escala de Borg.
Sobre as escalas de percepção de esforço, assinale a afirmativa correta.
Possui boa correlação com marcadores de intensidade de exercício, como lactato sanguíneo e consumo de oxigênio, podendo ser utilizada por qualquer indivíduo, sem restrição.
Pode ser usada de maneira eficaz para a prescrição da intensidade do exercício, tanto de forma independente quanto combinada, com aplicação rápida.
É particularmente inútil para os indivíduos que utilizam medicamentos que afetam a frequência cardíaca, como os portadores de doença cardiovascular, porque alteram a resposta ao exercício.
Pode fornecer uma indicação precisa da intensidade do exercício em crianças, idosos, indivíduos obesos, pessoas em estado de depressão, neurose ou ansiedade.
É mais confiável com cargas de trabalho baixas do que com cargas alta e diferentes tipos de exercícios que podem resultar em diferentes respostas.