O câncer de cabeça e pescoço possui alta incidência no Brasil e também altas taxas de morbidade e de mortalidade. Em geral acomete os linfonodos localizados na região cervical, tornando o esvaziamento cervical um procedimento cirúrgico comumente utilizado.
Esta abordagem realiza uma ressecção de estruturas importantes para a biomecânica do membro superior homolateral à cirurgia, como o músculo ECOM e a fascia ântero-lateral da região cervical. Clinicamente, pode-se observar com certa prevalência a síndrome do ombro doloroso nesses pacientes.
Sobre os recursos fisioterapêuticos que devem ser utilizados na síndrome do ombro doloroso pós esvaziamento cervical, assinale a afirmativa correta.
O calor superficial pode ser usado para reduzir o edema na região cervical e promover a tonificação dos músculos.
As técnicas de terapia manual podem ser usadas como um recurso para alívio da dor, por meio da estimulação mecânica dos tecidos.
A estimulação elétrica transcutânea (TENS) pode ser utilizada para diminuição do processo inflamatório pós-cirúrgico, reduzindo assim a necessidade de morfina.
A cinesioterapia é importante apenas no final do processo de reabilitação, pois visa melhorar a redução da amplitude de movimento articular e a instalação de deformidades.
O calor profundo é muito utilizado por interferir no ciclo dor-espasmo-dor e induzir o relaxamento muscular, podendo assim ser utilizado sem necessidade de contraindicação e/ou precaução.