A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica tem caráter compulsório por se tratar de um procedimento invasivo, que resulta em grande impacto na vida da pessoa, da sua família, parceiros e grupos aos quais pertence.
Nesse contexto, é importante que o paciente seja acompanhado por equipe multidisciplinar e que receba acompanhamento psicológico pré e pós-cirúrgico.
É importante que, no contexto de tratamento da obesidade e na indicação de cirúrgica bariátrico, o psicólogo
avalie as psicopatologias e realize uma análise holística, considerando os aspectos biopsicossociais, os recursos internos e o suporte familiar do paciente para realizar o procedimento.
avalie as psicopatologias e inicie psicoterapia focal com a finalidade de preparar o paciente para se submeter ao procedimento e lidar com suas consequências.
use os testes psicológicos padronizados para avaliar o paciente com indicação de procedimento cirúrgico para tratamento da obesidade, a fim de emitir laudo psicológico para a equipe médica.
use os testes psicológicos padronizados para avaliar comorbidades psicopatológicas que contraindiquem a realização de procedimento cirúrgico para tratamento da obesidade.
avalie as psicopatologias e desenvolva uma abordagem psicanalítica, de modo a permitir ao paciente elaborar os traumas relacionados ao ganho de peso, antes de emitir laudo psicológico para a equipe médica.