EMAE - Engenheiro - Área Mecânica - 2018
Questão 41
41
Q1690355
Engenharia Mecânica Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas - FCC
Prova: FCC - EMAE - Empresa Metropolitana de Águas e Energia - Engenheiro - Área Mecânica

Para o dimensionamento de sistemas hidráulicos, é imprescindível o conhecimento das especificações de componentes, como tubulações, válvulas, conexões, dentre outros elementos. As válvulas de

A

agulha são de regulagem ou de bloqueio de fluidos corrosivos, tóxicos ou inflamáveis. São quase sempre válvulas pequenas (até 6”), frequentemente com o corpo de materiais não metálicos, ou de metais com revestimento contra corrosão.

B

retenção permitem a passagem do fluido em sentido único, fechando-se automaticamente se houver tendência à inversão em tal sentido. Quando operando no sentido normal do fluxo (sem retenção), normalmente apresentam baixa perda de carga.

C

borboleta permitem controle de precisão do fluxo. São empregadas para regulagem fina de líquidos e gases, para normalmente para diâmetro de até 2 polegadas.

D

gaveta são as de uso mais generalizado. Possuem gama muito grande de diâmetros para aplicação, para todos os serviços de bloqueio em linhas de água, óleos e líquidos em geral, desde que não sejam muito corrosivos, nem deixem muitos sedimentos ou tenham grande quantidade de sólidos em suspensão.

E

diafragma são basicamente válvulas de regulagem, mas também podem trabalhar como válvulas de bloqueio. São empregadas para altas pressões e para diâmetros grandes. A grande maioria possui anéis de sede não metálicos com os quais se consegue boa vedação.