Imagem de fundo

Jacques Le Goff, em sua obra História e Memória (Le Goff, 2013), estipula que a matéria...

Questão 2

2
Q3196736
Anulada Esta questão foi anulada pela banca examinadora.
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Jacques Le Goff, em sua obra História e Memória (Le Goff, 2013), estipula que a matéria fundamental da história é o tempo; portanto, não é de hoje que a cronologia desempenha um papel essencial como fio condutor da história. O instrumento principal da cronologia é o calendário, sendo o quadro temporal do funcionamento da sociedade. O calendário manifesta o esforço das sociedades humanas para transformar o tempo cíclico da natureza e dos mitos em um tempo linear, destacado por grupos de anos, século, eras, etc. Assim, estão intimamente conectados dois progressos essenciais: a definição de pontos de partida cronológicos (fundação de Roma, a Hégira, a queda de Constantinopla e assim por diante) e a busca de uma periodização, a criação de unidades iguais, mensuráveis, de tempo (dia de vinte e quatro horas, século, etc.).

“Hoje, a aplicação à história dos dados da filosofia, da ciência, da experiência individual e coletiva tende a introduzir, junto destes quadros mensuráveis do tempo histórico, a noção de duração, de tempo vivido, de tempos múltiplos e relativos, de tempos subjetivos ou simbólicos”.

Le Goff, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 2013.p.13

Assim, mesmo trabalhando com o conceito de tempo histórico, é preciso considerar o modelo de divisão nas eras, nas idades e nos períodos ainda presentes na disciplina História, pois esse modelo atende

A

ao conceito do tempo físico associado aos grandes marcos da humanidade.

B

a ciclos vitais das histórias dos sujeitos.

C

à compreensão fragmentada dos eventos.

D

aos propósitos pedagógicos do ensino de História.

E

à objetividade dos historiadores.