MRN - Médico Especialista em Obstetrícia - 2019
Questão 23
23
Q1033120
Direito Sanitário e Saúde Sistemas de Informação em Saúde
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia - CEFETBAHIA
Prova: CEFETBAHIA - MRN - Metro Recôncavo Norte - Médico Especialista em Metabologia

Os Sistemas Nacionais de Informação em Saúde são essenciais para qualificar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e, dessa forma, a própria oferta de cuidado à população. Através destes sistemas, as informações coletadas são armazenadas, tratadas e disseminadas e podem ser utilizadas por gestores na alocação de recursos, por acadêmicos e pela sociedade em geral (BRASIL, 2018).


Em relação aos Sistemas Nacionais de Informação em Saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) O Sistema de Informações Hospitalares do SUS é incapaz de avaliar as condições sanitárias, partindo das taxas de óbito e de infecção hospitalar informadas no sistema.

( ) O Sistema de Informação de Atenção Básica não produz indicadores capazes de cobrir todo o ciclo de organização das ações de saúde pela fragilidade das informações obtidas.

( ) O Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS é capaz de gerar informações gerenciais tanto para as Secretarias Estaduais quanto para as Secretariais Municipais de Saúde.

( ) O Sistema de Centrais de Regulação permite o controle e a regulação dos recursos hospitalares e ambulatoriais especializados, seja no nível Municipal, seja Estadual ou Regional.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

A

V V F V

B

V F V F

C

F V F V

D

F F V V

E

F F V F