PM PE - Policial Militar PM / Soldado - 2004
Questão 36
36
Q358151
História História da América Latina
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2004
Banca: Universidade de Pernambuco - UPE
Prova: UPE - PM PE - Polícia Militar do Pernambuco - Policial Militar PM / Soldado

A tendência mundial à integração dos países com a criação de blocos econômicos regionais consolidou a formação do Mercosul. Sobre esses blocos, podemos afirmar, exceto.

A

Foi criado visando à promoção de uma união aduaneira, com a manutenção de uma área de livre comércio entre o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, eliminando completamente as tarifas sobre os produtos importados de cada país membro.

B

Os produtos, que circulam livremente, através das fronteiras dos países do Mercosul, não sofrem restrições alfandegárias, porém há o pagamento de pequenas taxas de importação.

C

Um importante acordo feito pelo Mercosul estabeleceu que grande parcela das mercadorias produzidas nos países membros podia ser comercializada internamente sem cobrança de tarifas de importação.

D

O estabelecimento da tarifa externa (TEC) é motivo de divergências, sobretudo da Argentina, que pretende a sua extinção; tal fato tornaria o bloco, apenas, uma zona de livre comércio.

E

O Mercosul agrupa países subdesenvolvidos, situados na periferia da economia mundial, cuja integração surgiu como estratégia de fortalecimento e inserção de suas economias no processo de globalização.