“Os sistemas educacionais constituídos a partir da oposição - alunos normais e alunos especiais - sentem-se abalados com a proposta inclusiva de educação, pois não só criaram espaços educacionais distintos para seus alunos, a partir de uma identidade específica, como também esses espaços estão organizados pedagogicamente para manter tal separação, definindo as atribuições de seus professores, currículos, programas, avaliações e promoções dos que fazem parte de cada um desses espaços.”
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7103-fasciculo-1-pdf&Itemid=30192.
Assinale a alternativa que contém apenas informações CORRETAS a respeito da inclusão escolar:
Ambientes escolares inclusivos são fundamentados em uma concepção de identidade e diferenças, em que as relações entre ambas se organizam em torno de oposições binárias (normal/especial, branco/negro, masculino/feminino, pobre/rico).
Em ambientes escolares excludentes, a identidade normal é tida sempre como natural, generalizada e positiva em relação às demais, e sua definição provém do processo pelo qual o poder se manifesta na escola, elegendo uma identidade específica através da qual as outras identidades são avaliadas e hierarquizadas.
A educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos recebem o conhecimento de seus professores, expressam suas ideias quando permitidos, participam passivamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos.
A inclusão escolar impõe uma escola em que determinados alunos estão inseridos sem quaisquer condições pelas quais possam ser limitados em seu direito de participar ativamente do processo escolar, independente de suas capacidades, considerando aquelas que possam ser motivo para uma diferenciação que os incluirão em turmas específicas.