- Especialista em Comunicação Social - Área Jornalismo - 2012
Questão 43
43
Q590600
Comunicação Social Gêneros e Formatos Jornalísticos
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2012
Banca: Cetro Concursos Públicos - CETRO
Prova: CETRO - Prefeitura de Campinas - Especialista em Comunicação Social - Área Jornalismo

O papel do Jornalismo Econômico é o de contribuir para impulsionar o progresso, fazendo análises, emitindo sugestões e esclarecendo a realidade econômica. Ao partir da ideia de que o Jornalismo Econômico precisa lidar com a realidade marcada pelo seu crescente espaço nos grandes jornais e, às vezes, com a possível dificuldade do público em entender a informação transmitida, é correto afirmar que

I. é necessário avaliar sua definição e seu papel dentro do jornalismo, suas características e história, para depois tratar do debate relativo à linguagem utilizada e cumprimento da função.

II. o Jornalismo Econômico, de uma forma geral, pode ser definido a partir da ideia de difusão dos fatos e temas relacionados com economia e setor de finanças. Além disso, está ligado à continuidade dos acontecimentos econômicos do País – e do mundo – e a relação entre eles.

III. é um jornalismo voltado apenas a acontecimentos excepcionais e singulares. A economia não é um processo e, justamente por isso, o Jornalismo Econômico não reflete uma conexão de fatos contínuos.

É correto o que está contido em

A

I e III, apenas.

B

I e II, apenas.

C

II e III, apenas.

D

I, II e III.