Prefeitura de Damianopolis - Assistente Social - 2016
Questão 33
33
Q1586384
Serviço Social Assistente Social
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional - IDECAN
Prova: IDECAN - Prefeitura de Damianopolis - Prefeitura de Damianópolis - Assistente Social

O Serviço Social é regulamentado como uma profissão liberal e o assistente social dispõe de relativa autonomia na condução do exercício profissional e tornam-se necessários estatutos legais e éticos que regulamentem socialmente essa atividade. Sobre o significado da profissão e a relativa autonomia profissional do assistente social, segundo Iamamoto (2008), é INCORRETO afirmar que:

A

A relativa autonomia que dispõe o assistente social é tensionada pela compra e venda dessa força de trabalho especializada a diferentes empregadores.

B

A possiblidade de imprimir uma direção social ao trabalho profissional do assistente social – moldando o seu conteúdo e o modo de operá-lo – decorre da relativa autonomia que o profissional dispõe.

C

As atividades desenvolvidas pelos assistentes sociais são determinadas pelas necessidades sociais dos sujeitos, que condicionadas pelas lutas sociais e pelas relações de poder, se transformam em demandas profissionais.

D

O significado social do trabalho profissional do assistente social depende das relações que estabelece com os sujeitos sociais que necessitam acessar os serviços e as políticas sociais, os quais personificam demandas diferenciadas.