Prefeitura de Dois Corregos - Médico Cardiologista - 2019
Questão 59
59
Q1656609
Medicina Cardiologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista - VUNESP
Prova: VUNESP - Prefeitura de Dois Corregos - Prefeitura de Dois Córregos - Médico Cardiologista

Mulher, 82 anos, é admitida no pronto atendimento, trazida por familiares, após episódio de síncope sem pródromos, enquanto estava lavando a louça do café da manhã. Referem que recobrou a consciência rapidamente e que não apresentou liberação esfincteriana. É hipertensa, dislipidêmica, diabética e portadora de arritmia cardíaca, em uso de amiodarona, metoprolol, hidroclorotiazida, atorvastatina, metformina e glimepirida. Exame físico: paciente consciente e orientada, taquipneica leve; PA = 130 x 85 mmHg; pulmões com estertores crepitantes finos em bases; bulhas rítmicas; abdome inocente. Foi realizado dextro, cujo resultado foi de 128 mg%. O eletrocardiograma na admissão está ilustrado a seguir.



A paciente foi internada e mantida sob monitorização. Assinale a alternativa que apresenta a abordagem seguinte correta para esse caso.

A

Suspensão das drogas cronotrópicas negativas, e aguardar 15 dias para eliminação renal delas.

B

Suspensão da amiodarona e metoprolol, e solicitar holter 24 horas neste momento.

C

Realizar cintilografia do miocárdio com dipiridamol e, em caso de ausência de isquemia, indicar o implante de marcapasso definitivo.

D

Implantar marcapasso transvenoso.

E

Administrar atropina 1 mg endovenosa e manter a paciente com noradrenalina 0,1 mcg/kg/min sob monitorização contínua por, pelo menos, 48 horas.