Imagem de fundo

A elaboração das Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva Neonatal foi uma ação conjun...

Questão 31

A elaboração das Diretrizes de Atenção da Triagem Auditiva Neonatal foi uma ação conjunta da Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência / Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES) / Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e a Coordenação-Geral de Média e Alta Complexidade / Departamento de Atenção Especializada (DAE)/SAS. Contou com a colaboração da Área Técnica Saúde da Criança / DAPES/SAS/MS, de técnicos de Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, da Academia Brasileira de Audiologia, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Sociedade Brasileira de Otologia, Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial. As sociedades científicas supracitadas contribuíram com sugestões acerca da metodologia a ser utilizada na realização da Triagem Auditiva Neonatal (TAN).

A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) tem por finalidade a identificação o mais precocemente possível da deficiência auditiva nos neonatos e lactentes. Consiste no teste e reteste, com medidas fisiológicas e eletrofisiológicas da audição, com o objetivo de encaminhá-los para diagnóstico dessa deficiência, e intervenções adequadas à criança e sua família. (Ministério da Saúde, 2012)


Com relação às Emissões OtoAcústicas (EOA) utilizadas na TAN, assinale a afirmativa incorreta.

A

Com relação à TAN com EOA, não se deve realizar o procedimento logo após o nascimento, pois, antes de dois dias de vida, a proporção de EOA ausentes fica acima de 10% em virtude da presença de vernix na orelha externa e/ou fluido amniótico na orelha média.

B

Assim como na timpanometria, não se pode fazer pesquisa das EOA na presença de tubo de ventilação, não sendo possível registrá-las.

C

As EOA são produzidas exclusivamente pelas células ciliadas externas, que não são responsáveis pela ativação das fibras do nervo coclear.

D

No caso de perda auditiva decorrente de lesão de células ciliadas externas, estudos mostram que as EOAT são geradas em indivíduos com limiar auditivo até 30 dBNA e ausente no caso de limiares superiores.