O ponto de partida do trabalho desenvolvido em sala de aula é o levantamento dos conhecimentos prévios e o mapeamento das experiências dos estudantes. Verificar o que os estudantes sabem é condição fundamental para favorecer a escolha de estratégias didáticas que permitam ao professor provocar o estudante na construção de conhecimentos novos.
(BNCC, 2018.)
Sobre a avaliação diagnóstica, assinale a afirmativa correta
O diagnóstico de conhecimentos prévios dos alunos é válido apenas por meio de uma prova de conhecimentos sobre o componente curricular em questão.
Um bom diagnóstico junto aos alunos proporciona que eles lidem com situações-problema diversas, que os provoquem a mobilizar os seus conhecimentos para resolver uma tarefa.
O diagnóstico de conhecimentos prévios adequado, segundo o MEC, pressupõe identificar se o aluno possui pré-requisitos adequados para cada componente curricular a ser desenvolvido no ano em questão.
A avaliação diagnóstica deve ser aplicada na primeira semana de aula do ano letivo, a fim de identificar possíveis fragilidades e lacunas na aprendizagem dos alunos, mas não se relaciona com as demais avaliações periódicas que os professores ministram.