As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), em seu Art. 4º, definem a criança como sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
(BRASIL, 2009.)
De acordo com a concepção de criança definida na BNCC, assinale a afirmativa correta.
É importante alfabetizar a criança na educação infantil para que ela possa ter acesso, o quanto antes, ao mundo letrado.
As aulas devem ser estruturadas com horários definidos para que a criança aprenda organização escolar desde a educação infantil.
A prática pedagógica deve ser intencional para que a criança possa se apropriar do mundo físico e social por meio de experimentações mediadas pelo professor.
É fundamental que o ensino seja espontâneo e natural para que ela possa manifestar-se livremente em seu aprendizado experimentando ao máximo os saberes diversos.